Um passo a frente sempre!
Enem 2014
Uma das charges que povoaram na internet
Por muitos anos, como navegante da intenet e usuário do orkut, msn, etc; percebi que as gírias e modos de falar no Brasil inteiro são constantes, iminentes e não havia problema algum com isso.
Até agora.
Já vi em diversas redações ou espiando cadernos de alunos os mesmos "jeitinhos" de escrever na web. O pior é que a gravidade disto é tão séria que em redações de provas como esta ou concursos públicos este jeito de escrever é visível. E ridículo.
É como se o mundo da imaginação invadisse a realidade escolar. É como se o professor fosse obrigado a entender uma língua que não é obrigado; claro, o mesmo está para ENSINAR ao aluno que não sabe de *** nenhuma o que realmente é correto; que seu português é ridículo, vindo de manias que se pega conforme o tempo.
Manias de pessoas que vivem seguindo a moda, que não tem opinião própria, que são relaxadas, que não se esforçam, que são como bebês: é só chacoalhar um brinquedo que prendem a atenção. Quem sabe estudem um pouco mais e deixem de se enganar.
Os brinquedos de hoje, claro, são os celulares. Antes era o "msn de papel".
Mas independente disso, reclamo aos alunos que dizem estudar muito mas escrevem "voçe"; "diliça; "derrepente"; "nois"; virao ao invés de viram; e etc.. Que falam que o Enem é difícil só que com uma linguagem dessas faz disso algo normal; pergunto:
é desse jeito que você quer entrar na faculdade?
Conselho de irmão mais velho:
você NÃO VAI ENTRAR NA FACULDADE!
Bom, quando você aprender a separar o idioma "INTERNETÊZ" do PORTUGUÊS, quando você levar a sério as redações e as tarefas do dia-a-dia, beleza! Aí sim dá pra começar. Eu escrevi começar.
Pegue minha redação do Enem 2009 e vê se tem essas "conversinhas" ou "palavrinhas" escritas lá! E antes que me chamem de alienado, usei muita lanhouse, tive Msn com muitos contatos e conversei com muitas meninas por longas horas! Eu era o rei do "emotions" na lan dos camelôs!
Bom, na hora dos exames, era outra coisa.
Aonde que eu dei mancada em algum lugar? Vai ver, eu sei o que estou fazendo. Os que não sabem, façam um favor para si mesmos? Simples.
Vão estudar!
Sejam mais humildes.
Boas aulas para todos
disponível também no Blogger, acesse aqui