Um passo a frente sempre!
Endorfina
O ser humano foi criado para se movimentar. Para garantir isso, o corpo produz uma substância chamada endorfina. Um hormônio transportado pelo sangue que age no cérebro, gerando uma espécie de vício e movimento. Ela traz prazer e bem estar durante e após qualquer atividade física.
Portanto, a Endorfina é:
Significado de Endorfina
s.f. Hormônio segregado pelo hipotálamo, de propriedades antálgica.
(Aurélio, 2013)
Significado de Antálgico
adj. e s.m. Que ou o que atenua ou corta a dor.
(Aurélio, 2013)
Este hormônio aumenta durante o exercício, diretamente proporcional a intensidade e tempo de duração do exercício, exatamente igual à morfina. Aumenta a concentração [secreção] de dopamina e é um grande anestésico, dando uma grande sensação de bem-estar. É uma droga exatamente igual e tão potente quanto à morfina; porém é uma droga endógena (a própria pessoa produz).
Praticantes de endurance fabricam muita endorfina e cria-se uma dependência do exercício e não da endorfina; pois toda vez que se faz este exercício tem essa sensação de bem estar. Os praticantes de academia também estão incluídos nesta situação. A abstinência do exercício causa a falta da “droga’”, causando irritação, falta de apetite, insônia, etc. quanto mais intenso o exercício, mais dependente da endorfina se fica; isto é absolutamente normal.
A importância deste hormônio é tão interessante que no quarto mês de gravidez a endorfina é produzida e muito para que a mulher não sinta dores em demasiado. A quantidade do hormônio que é presente no dia do parto é 3 vezes o tamanho do que há em um maratonista quando corre dez mil metros (e mesmo assim há dor no parto).
Libere suas doses de endorfina e entre no mundo onde milhões de pessoas sentem ao correrem. Os benefícios?
Não.
Liberdade.
disponível também no Blogger: [10º Artigo; confira]