top of page

Maratona da cidade do Rio de Janeiro [27jul14]

 

A vida toda eu sempre tive problemas com preconceito; exclusão...enfim. O número de comentários negativos eram enormes. Comecei a pensar que realmente o defeito era eu. E virou um tormento quando comecei a correr e pedir ajuda, conselho e tal. Deram as costas de novo. FIQUEI CHORANDO? NÃO!

 

Devido as adversidades que apareciam toda semana; eu me senti  no direito de dar uma resposta ao que me ocorria e criei meus treinos de corrida de rua; Apenas usei os protocolos militares de treinamento dos quais eu me lembrava e criei um fundamento pra mim e comecei. Sozinho. Um deles é correr com aquele ferro (que era um fuzil lá no exército). Pra ficar forte na corrida o suficiente pra "mostrar pra quem podia", ter o que os demais tinham: apoio esportivo.

 

E o tempo passou.

 

Apoio? Só me prometiam coisas e nunca cumpriam. Pôxa, eu sou um ser humano!!! Um dia, com muita revolta resolvi correr em público! Era só pra mostrar o quanto eu era forte, ao mesmo tempo interessado em mudar e mesmo assim fui ignorado por um tempo. Foram 8 aparições sendo 2 onde moro a última nesse evento.

 

Depois disso Os comentários negativos acabaram; o respeito apareceu e permaneceu. E também todos os tabus da minha cabeça foram quebrados devido a anos e anos de racismo e ...enfim.

Maratona da cidade do Rio de Janeiro [27jul14]

 

Se eu com um ferro desses faço o trajeto em 3h38m EU NUNCA MAIS FAREI uma maratona acima deste tempo porque NÃO EXISTE MAIS EMPECILHO!

 

Essa foi a minha forma de superação. Fazer o que ninguém (até agora) faz.

 

Se todo mundo tem o direito de se superar, eu fiz o meu! Algo que ninguém faz; exceto os britânicos que "estavam" no Guinness Book. A vida toda me trataram como ninguém; tive que dar um jeito nisso de uma vez. Resolvido.

 

Mais uma coisa: desde 01/01 deste ano o planejamento era correr 2 maratonas, uma meia e uma ultra e 2 provas de montanha. Escolhi como treinamento a prova do Rio pra provar pra mim mesmo que tenho capacidade pra correr tudo isso; haja vista que há atletas que bateram estas marcas e você que está lendo provavelmente sabe. E PORQUE EU NÃO FARIA A MESMA COISA?

 

Chega de ouvir "mimimi"; de "não vai conseguir de novo"; de "aqui só os profissionais, e você não é"; de ser ignorado; virar piada na rua ou na internet porque ou fala enrolado ou porque é negro! Basta! É toda semana ou fim de mês a mesma coisa aqui onde moro!

 

Era um sonho fazer a Maratona do Rio desde 2010. Nunca fui. E quando consegui ir, fui pra quebrar TODOS os meus empecilhos de uma vez. Não podia deixar passar essa chance.

 

Ué; não dizem que "ter fé"; "foco força e fé"; "acredite" etc. para motivar? Naqueles dias, Quem me motivou? E como foram meus dias de treinamento quando ninguém estava olhando?

 

Só Deus. E confio Nele o suficiente para pedir a ele condições de fazer a diferença.

 

No fim das contas eu queria  a mesma oportunidade que muitos jogaram fora e outros me negaram o acesso por questões absurdas. Nunca aceitei isso e usei o que eu tinha. Tem gente que tem "tudo na mão" e "joga fora"; outras pessoas tem que "fazer acontecer". Só coloquei em prática algumas frases de motivação que se vê nas redes sociais hoje em dia; mas no começo nem internet eu tinha. De quem que eu ouvi?

 

Agradeço a Deus por ter me libertado de muita coisa; superado algumas e quem sabe ser um exemplo pra molecada da Ong aqui perto de casa onde eles irão ver que mesmo sob condições quase sub-humanas há ESPERANÇA porque um deles saiu de lá! Vendedor de doces; entrou na faculdade, bolsista ProUni, SE FORMOU! E ONTEM CORREU COM AQUELE FERRO!

 

Acho que escrevi demais. Desejo - não espero - que entenda(m) minhas razões. Nem todos irão. Só tive que fazer acontecer. E confiei em Deus o suficiente.

 

O treinamento foi finalizado. O inchaço nas panturrilhas vai passar com banho gelado; não minto, Diante de Deus; só isso o que sinto. Terça feira estarei DE NOVO correndo 2x no dia se eu sarar. 

Isso é tudo.

Vamos à luta. Ainda estou buscando apoio esportivo para as outras maratonas que faltam

 

Como eu já havia feito o mesmo ato de superação antes; posto:
o álbum de fotos neste blog relacionado: Maratona de São Paulo - 2012
o álbum de fotos no facebook relacionado: Maratona Internacional de São Paulo - 2012
o vídeo deste dia: corredor 944 vídeo nº 3 - Maratona de SP - 2012

 No facebook as fotos de capa de 2009 e uma foto pequena de 2010  também possuem registros.

 

Clique nas fotos logo abaixo e as vejam em slide show Álbum 100%fechado e atualizado; disponível também no facebook; clicando aqui: Maratona da cidade do Rio de Janeiro

 

Confira o vídeo da prova: corredor 944 - vídeo nº 27 - A MARATONA DO RIO [DIA DE SUPERAÇÃO]

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page