Um passo a frente sempre!
O Teste de Cooper
[trechos do texto retirado de meu próprio Tcc de bacharelado]
O Médico Kenneth H. Cooper criou um teste em que o candidato faria uma corrida mais lenta que aquelas de ritmo acelerado e intenso como fazem nas maratonas; fazendo com que o mesmo esteja em conforto e não tenha uma sobrecarga tão alta.
O que se entende deste conforto é a velocidade que o candidato fará em um determinado trajeto e; em mente e conforme a continuidade; o mesmo estabeleça um ritmo que não o desconforte, forçando-o a desistir mais cede do exercício. Portanto nem toda velocidade de corrida é confortável para certas pessoas, mas estas mesmas pessoas podem escolher o seu ritmo de corrida e fazer deste exercício um complemento em suas atividades físicas curriculares – caso tenham algumas em prática – ou mesmo uma filosofia de vida, modo de vida, método de emagrecimento, etc., pois este exercício é relativamente complexo, apesar de aparentemente simples. Este exercício por ser aeróbio e de baixa intensidade traz inúmeros benefícios como a mobilização de ácidos graxos livres para o consumo de energia.
Por isso este teste, chamado “Teste de Cooper” acabou popularizando as corridas de rua, pois o ritmo era confortável o suficiente para que todos possam participar sem serem corredores de elite; além disso, o importante naquela época era que os slogans "o importante é competir" e "nunca desista" fizessem valer sobre todos os praticantes. Somando o conforto que o teste proporciona, com a mesma cidade do evento em que a pessoa mora (sem ter que se locomover muito) e com estes incentivos psicológicos referentes ao esporte e por ser uma grande novidade na época; claro, explodiram as corridas de rua (WEBRUN, 2002). A partir de 1970 em diante este fator acabou popularizando demais a modalidade, até a chegada ao Brasil, conforme afirma Júnior et al (2010).
A complexidade em que se refere ao exercício, conforme citado acima (Powers, 2004) é o poder que o organismo tem de realizar alguns exercícios como a corrida; devido à mobilização de gorduras como fonte de energia para os exercícios aeróbios. Os exercícios aeróbios são conhecidos por serem de baixa intensidade e de longa duração. Corrida de longa e curta distancia são sim exercícios aeróbios e por isso indicados para quem deseja perder a chamada massa “gorda”, conhecida popularmente como GORDURAS.
Como este fator varia de pessoa para pessoa, o sucesso se deve ao interesse da continuidade que o candidato terá em manter o exercício, além de se levar em consideração que a mobilização de ácidos graxos livres serão utilizados após 20 – 25 minutos após o inicio do exercício, fora as adaptações cardiovasculares e pulmonares. Por estes motivos biológicos (o que as pessoas raramente desconhecem) e outros (por parecer ser chato) as pessoas preferem correr em duplas ou grupos do que sozinhas.
[Powers, Rowney; Fisiologia do Exercício, pg 30 a 60 - Editora Manole 2004]
disponível também no Blogger: [20º Artigo; confira]