Um passo a frente sempre!
o EXERCÍCIO FÍSICO e o DIABETES
Após a refeição, a glicose (sanguínea); entra na célula por meio dos transportadores dentro dela, provocados pela ação da insulina. Quando a insulina é insuficiente para a captação de glicose, chama-se esta pessoa com este problema de diabética.
Há transportadores específicos para esta captação de glicose além da ação insulina.
Um destes transportadores são conhecidos como GLUT4. Com isso ocorre a diminuição e controle da glicemia.
A glicose entra na fibra muscular se ligando aos receptores de insulina, induzindo os transportadores a se dirigirem a membrana celular (os GLUT4), e a “puxará”.
Tradução: é um avisando o outro que o açúcar “tá” vindo e tem que colocar para dentro. Imagine um galpão de logística; caminhão chegando e os expedidores se preparando para descarregá-lo.
Os diabéticos tem dificuldades na liberação de insulina pois o pâncreas destas pessoas está com suas funções comprometidas.
Um exemplo em fotos abaixo: falta "alguém" para colocar a glicose para dentro, embora tenha a apresença da insulina, ela é insuficiente para a demanda.
O EXERCÍCIO FÍSICO induz o GLUT4 a absorver glicose sem AJUDA DOS RECEPTORES. O exercício aumenta o cálcio intracelular, que induz a contração muscular, que induz os GLUT4 a irem à membrana capturar insulina. Os DIABÉTICOS devem praticar exercícios para usar/ retirar/ controlar a glicose no sangue.
Outro exemplo em desenho da ação dos GLUT4 no organismo. A contração muscular induz a ação dos transportadores, e eles vão até a membrana capturar insulina.
E por curiosidade o GLUT4 não fica na membrana celular o tempo todo para não ocorrer hipoglicemia; a retirada excessiva de glicose sanguínea ameaça a saúde por meio de convulsões, pois glicose também é energia para o cérebro.
O glucagon é um hormônio liberado pelo pâncreas; o oposto da insulina; antes que a pessoa entre em hipoglicemia, induz o aumento da glicemia agindo no fígado, fazendo-o liberar glicose no sangue.
E assim o ser humano pode conviver realizando suas atividades diárias.
Encerrando
Abordarei este mesmo assunto novamente; num futuro próximo.
[trechos da pós graduação na Unifesp]
[este assunto será abordado num futuro próximo]
Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.
Vida longa para todos!