Um passo a frente sempre!
o Exercício Físico e o Diabetes (2)
Artigo retirado do Journal of Science and Medicine in Sport (confira)
Em continuação ao artigo: o Exercício Físico e o Diabetes ; prossigo.
Odores cítricos ou semelhantes a acetona indica que esta pessoa está tendo um problema muito sério com seu ph sanguíneo. Há relatos de dificuldades na cicatrização de feridas. Antes que ocorra problemas maiores no quadro clínico, o corpo possui um sistema de segurança, pois assim considero, conhecido como sistema "tapão"; em que o pH em excesso possa ser convertido em urina, bicarbonato ou CO². Num futuro próximo explicarei sobre este tema com mais precisão.
O importante é que o diabético pode ter sua vida o mais próximo de uma pessoa normal, pois problemas relacionados com o ph alterado não irão mais ocorrer. Os chamados "corpos cetônicos" [produtos que no futuro trambém darei explicações melhores] que por um momento são benéficos para o cérebro, o excesso deles traz problemas que também preocupam pessoa doente e o profissional de saúde que cuida dela.
Manipulando maneiras de executar o exercício físico sem que haja alterações exacerbadas no pH favorecem o estado de vida não só do corpo mas também psicológico. Devolve-se a autonomia e a confiamça da pessoa em vida diária e no esporte. A exemplo do gráfico acima, se o pH sanguíneo influencia negativamente no stress oxidativo, ligado a respiração e/ou suas propriedades e prioridades, veja as vertentes de piora que o diabético NÃO TERÁ caso o EXERCÍCIO FÍSICO se torne ROTINEIRO.
O exercício físico, como comentei em outros artigos, não é necessariamente aeróbio. E há muitas variáveis e opções para se manter saudável sempre!
Este achado aqui http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302009000500021&script=sci_abstract&tlng=pt [Diabetes mellitus e carcinoma ductal de pâncreas] sugere que a ingestão de leite em dieta diária está associado a redução e controle de menores riscos de diabetes tipo 2, hipertensão. Contudo, ELEVADA A QUANTIDADE de CÁLCIO associa-se ao aumento de câncer de próstata. Na própria citação informa: "Com base nas evidências atuais, é possível que o leite e os produtos lácteos, se consumidos em quantidades adequadas e, principalmente, com reduzido teor de gordura, tenham um efeito benéfico na prevenção da hipertensão e do diabetes".
Portanto o CONTROLE PESSOAL dos alimentos, com ajuda de um NUTRICIONISTA, terá ambas as doenças crônicas (câncer, diabetes, possivelmente hipertensão) sob controle e problemas que não existiam não existirão. O artigo não diz que o leite e derivados TENHA QUE SER RETIRADO DEFINITIVAMENTE da dieta da pessoa.
A forma deste controle pessoal, no caso o nutricional e com atividades físicas com quem é REALMENTE DA ÁREA com certeza APRESENTA CREDIBILIDADE para esta pessoa que tenha diabetes. Se tem um problema, NÃO PRECISA MANIFESTAR OUTRO!
Até porquê, os praticantes de atividades físicas precisam de formas de obter substratos para continuar em seu exercício, e sua falta causa vários prejuízos, como hipoglicemia, cansaço, fadiga precoce, baixo rendimento, frustração e desistência. Isso deve ser evitado.
Este achado aqui http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302002000600014 sugere que o diabetes tipo 2 pode desenvolver alguns tipos de câncer, a exemplo do pâncreas. Embora outros estudos endócrinos possam elucidar com mais rapidez, creio que mais um problema que não existia não irá, de fato, acontecer, se tal doença crônica for controlada de todo nesta pessoa. As atividades dela mantem-se ao mais próximo de alguém saudável e problemas posteriores e futuros não ocorrerão.
Encerrando.
Sabe o que eu imagino?
Que os benefícios de praticar exercícis físicos, a longo prazo, é um investimento CONTRA DOENÇAS CRÔNICAS que poderíamos ter e EVITAMOS
Se é um INVESTIMENTO, a questão da ESTÉTICA deve URGENTEMENTE ser deixada de lado.
Atendimentos paralelos junto a profissionais da educação física podem ser feitos com NUTRICIONISTAS e MÉDICOS, que faz com que a pessoa esteja mais segura de seus atos esportivos e de seu investimento corporal, garantindo sua LONGEVIDADE.
Desejo que Este meu entendimento, seja propagado onde for possível.
Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.
Vida longa para todos!
Pablo Antônio Gomes dos Santos
professor de educação física, atleta, ultramaratonista, ex-militar, pós graduado, preparador físico, blogueiro, youtuber, condutor da Tocha Olímpica
Patrocinado por Jesus Cristo.
#jesuscristoeosenhor #intellimen #iurd #seminhavidavirassefilme #scientiaetvirtus #pspf #pablosantos_preparador_fisico
Provérbios 22:29 Salmos 2:8-12 Isaías 41:13
#treinohardcore #nopainnogain #explosiveworkoutmonster #operationenduringwarrior
#sensaçãosensacional #impressõesimpressionantes #ondeeupassocorrendo #umpassoafrente #sucessosucessivo #corredor944
Acompanhem novas novidades, sensações sensacionais, impressões impressionantes e melhoras nas melhorias!