top of page
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

Como dito anteriormente, atividades físicas duas vezes na semana 30 minutos (Monteiro et al - 2004) em qualquer local; TORNANDO-SE ALGO REGULAR; desde que orientado por um professor de educação física, reduzem a pressão arterial e já livram a pessoa de um problema renal ou cardíaco futuro. As atividades a saber são: pular corda, polichinelo, abdominais, subir séries de escadarias de até 5 metros, flexões de braços, "lian gong", alongamentos, yoga e caminhada. Esta última é a mais segura a fazer por qualquer ser humano e de fácil acesso (Kunzler et al - 2014) a população idosa, por exemplo. 

 

Os benefícios para a saúde virão COM O TEMPO. Devem ter paciência.  Voltando ao assunto, referente a adolescentes e crianças, as escolas já dão acessos a estes conhecimentos. 

 

Criando enquetes, entrevistas e aulas mais didáticas e práticas; incentivando crianças e jovens sobre os benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental, (Campos et al - 2019) façam no futuro melhores comportamentos na sociedade como um todo. Seja em redução de males, seja na ocupação em atividades durante a semana.

 

[72º Artigo] INSISTA e INVISTA em ATIVIDADE FÍSICA!

 

Vejo as pessoas preocupadas com sua saúde, e aderem a estilos de vida mais saudáveis, crendo que melhorem sua longevidade. 

Porém vejo também que a preocupação delas, com o exercício físico em si, é saber QUAL O MELHOR; por algum motivo que não sei ao certo. Das suspeitas que tenho são 5

- emagrecimento devido verão/ carnaval/ similares
- casamentos/ festas de última hora e padrões de estética
- avisos médicos 
- incentivo público ou na web a respeito do assunto
- autoavaliação postural/ corporal e o desejo da mudança.

 

Desde que não ocorram dietas que façam práticas indiscriminadas que causem transtornos (Souto et al - 2006) os esforços são bem vindos. DESDE QUE sejam CONTÍNUOS. E que virem hábitos. Quando escrevo isso, pessoas próximas aquela que a conhece, podem lhes incentivar ou atrapalhar, devendo tomar cuidado com suas palavras; já que a pessoa a "mudar" possivelmente esteja se sentindo mal consigo mesma. Devem apoiar e não ajudar. E se ajudar, que seja certo. Adolescentes terão problemas se os mais experientes não forem criativos ou não os saber ouvir.

 

A não ocorrer na China por exemplo, de quase meio bilhão de pessoas sem atividade física alguma (Jun Lv et al,  Canqing Yu - 2017) correrem o risco de terem diversos problemas de saúde resultantes do sedentarismo; como insuficiência renal, dislipidemias, resistência a insulina, obesidade, diabetes, hipertensão, infarto, glaucoma, aterosclerose, dentre outros.

Criem hábitos saudáveis a partir de hoje. 

Encerrando.

Pablo Antônio Gomes dos Santos. 
atleta "ocr"; escritor; pós graduado UniFeSP; preparador físico; ultramaratonista; YouTuber e condutor da Tocha Olímpica Rio2016 戦士


Referências:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000802951&lang=pt

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28582543
https://academic.oup.com/ije/article/46/5/1410/3860951

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000600006

http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n6/a08v10n6.pdf

https://www.scielosp.org/article/sdeb/2014.v38n102/646-653/

bottom of page