top of page

1ª corrida Santa Casa de Valinhos

Se cobrar excessivamente, de muitas tarefas mesmo sabendo que pouca gente irá se interessar pelo que acontece é uma atitude que parei de fazer depois que as meditações começaram a fazer parte do meu dia-a-dia. Quando relatei que as contrações musculares excessivas sumiram e não havia mais "graça" em correr do jeito que eu estava fazendo antes, conforme relatado no Spartan Race de 2017; era sério. Um desperdício de energia desnecessário era constante em todos esses anos de corrida. Um gasto calórico excessivo era feito em inúmeros eventos esportivos e muitos deles poderia ter sido o último pelo nivel de contrações cardíacas que havia. 

 

MEDITAÇÃO. RELAXAMENTO. Sem a orientação devida sobre esse assunto, inúmeras situações foram difíceis nesses anos todos. Desde que conheci um professor chamado "Marquinhos" desde a época da corrida do Oba (2011), conhecendo meu mestre do atletismo Luis Antônio dos Santos já na minha ida a serviço em Taubaté em 2011 e os primeiros testes que vieram onde baixei o tempo com as orientações dele em 2012 na São Silvestre por exemplo; ninguém tocou nesse assunto de maneira focada; como se não houvessem especialistas. E se tinham, como acessá-los? Que universo é esse que "nos separou"? Me pergunto isso algumas vezes não só na área esportiva, sendo complexa essa conversa e não sei se me entenderiam. 

EU sei que com consciência, resolvi iniciar uma linha de pensamento em não ligar para estes eventos e não dar tanta importância, algo similar a "desprezo", na esperança do meu coração e sistema nervoso "funcionarem menos" e não sofrer com as conseqüências desse nervosismo nos eventos. Um dos testes foi na corrida série Delta se não me recordo e também nas 5 milhas de Joaquim Egídio em 2011.

O circuito era plano, já fui ao acaso treinar ali antes; o último troféu foi também em 2011 nas 5 milhas de Valinhos; estava confiante o tempo todo na melhor posição e estava crente que a premiação viria. E alegraria o momento e o mês todo!!!

 

 O que eu fiz nesse evento? Simplesmente corri, sabendo que poderia ter falhas mas não estive me cobrando tanto quanto das outras vezes, onde eu já não apresentava comportamentos assim. Vim de 3 eventos esportivos seguidos e precisava saber que isso seria um empecilho em algum momento. Era só lembrar disso.

 

Contudo, o número de concorrentes nesse evento foi menor e acreditei levar o troféu. Haviam eventos espalhados na região. No último momento, faltando cerca de 300 metros e já falhando as pernas, o concorrente deu seu "sprint", como eu mesmo já fiz em outros eventos a garantir meu lugar. Caí pra quarto colocado geral sem direito a nada, nos 15km. Não sei onde errei, e se falhei em velocidade ou ritmo ou se os dois melhores receberam "ajudas" de fora. Não havia mais força nas pernas e os pés já doíam. E quem disse que acalmei a cabeça horas depois? O jeito foi esperar um pouco para pedalar depois (pois fui pedalando pro evento) , peguei amoras numa casa próxima e algumas frutas que o evento deu. Fui pra casa triste pois estava com uma camisa da escola e o projeto era subir ao pódio com ela usando. Fora a camisa do apoiador do dia, que daria boa impressão a eles. 

 

E, como sempre, nunca tem tantas fotos minhas para estes registros. E se tiver, vou ter essas fotos em alguns anos....quando não tiverem tanto interesse no que eu faço?


Foda....

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page